Title Image

Live sobre arte, cinema e viagem com Miguel Barbieri

Live sobre arte, cinema e viagem com Miguel Barbieri

A LISTA DA LIVE:
INDICAÇÕES DE ARTE POR JULIA FLAMINGO E DICAS DE FILME POR MIGUEL BARBIERI

INGLATERRA

 

A Tate Modern é o museu exemplo quando o assunto é mediação e a plataforma para criança Tate Kids explica cada conceito e palavra da arte contemporânea com vídeos e textos muito bem feitos e super didáticos.

 

Assista aqui ao vídeo que fizemos na Tate Modern em 2019, na Tate, durante a exposição do Olafur Eliasson.

 

A Royal Academy of Arts tem um site belíssimo já que eles investem bastante em produzir conteúdo em texto e vídeo sobre as suas exposições. Os vídeos “faça você mesmo” são deliciosos!

 

Não perca: a Royal Academy está com inscrições abertas para conversa online com a artista Marina Abramovic no dia 27 de maio!

 

Filmes e séries ingleses:
City of Tiny Lights
A Senhora da Van
The Crown
Trainspotting

 



ALEMANHA

 

Em Berlim, o instituto KW Institute for Contemporary Art está com uma programação digital bem interessante. A exposição The Last Museum é uma exposição virtual composta por seis artistas que exploram as linguagens do cinema e da escultura no mundo digital.

 

Kassel é a cidade que recebe a exposição mais importante do mundo, a Documenta. E o Skulptur Projekte Münster, que acontece a cada 10 anos, é uma exposição de instalações e site-specifics na pequena cidade de Münster.


Filmes e séries em Berlim:
Adeus Lenin
Corra Lola Corra
Asas do Desejo
Victoria

 


 

FRANÇA

 

O arquiteto Frank Gehry deu carta branca para o artista Daniel Buren fazer o que quisesse com o belíssimo prédio da Fundação Louis Vitton – e ele decidiu criar a instalação “The Observatory of Light” que foi acoplada a toda a superfície do prédio.

 

Neste link é possível fazer uma visita virtual por todo espaço do museu e cada canto da instalação. E nesse vídeo da Fundação, o artista conta a ideia para o projeto.

 

Filmes e séries em Paris:
Emily em Paris
Lupin
Diva
Perdidos em Paris

 


 

JAPÃO

 

O Bigorna fez uma matéria todinha sobre a cena de arte no Japão. Nela, falamos sobre todos os museus e galerias que valem a pena ser visitados, dos arranha-céus e arrasa quarteirões aos ateliês escondidos.

 

Não deixe de visitar o site do Benesse Art Museum em Naoshima, a ilha com o maior museu a céu aberto do mundo. Os prédios de concreto são assinados pelo arquiteto Tadao Ando.

 

Tem um tempinho sobrando? Vale muito entrar no site do estádio de sumô de Tóquio para assistir aos vídeos da luta e entender como tudo aqui funciona. Também é uma arte!

 

Filmes e séries do Japão:
Assunto de família
37 segundos
Sabor da vida

 


 

EGITO

 

A revolução de 2011 no Egito influenciou a cultura e foi influenciada por ela. A pesquisadora inglesa especializada em Oriente Médio Nicola Pratt criou um arquivo digital intitulado Politics, Polular Culture and the 2011 Egyltian Revolutian com mais de 200 referências de filmes, obras, grafites, performance, fotografia e música criando um mapa da cultura popular durante e após a revolução.

 

O CCBB fez uma exposição bem bonita sobre o Egito Antigo, e a exposição virtual está excelente e super bem explicativa.

 

Filme egípcio:
Clash

 



ARGENTINA

 

O James Turrell Museum fica na Bodega Colomé, uma vinícola Argentina lindíssima, que fica no meio do nada: a estrada em Salta e a vinícola fica em pleno deserto! O americano James Turrell produz site-specifics com luz – assista aqui o vídeo do Bigorna em que explico o que é um site-specific e outro sobre como o artista texano cria verdadeiras molduras no céu.

 

Quando o assunto é entrevista com artistas, o site Art21 é o melhor. Lá tem diversas entrevistas com o James Turrell e sobre a sua fixação pela luz.

 

Filmes argentinos:
Medianeras
O Abraço Partido
As Leis de Família
Minha Obra Prima

 


 

ESTADOS UNIDOS

 

O MoMA está com uma exposição em cartaz do Fotocineclube Bandeirante, o grupo brasileiro modernista de fotografia. O Itaú Cultural, que tem uma coleção de fotografias do grupo disponível no Gogle Arts & Culture, fará uma conversa com a curadora de fotografia do MoMA, Sarah Meister, no dia 19 de maio. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.

 

O MoMA também tem cursos online maravilhosos!

 

Filmes em Nova York:
Um Inverno em NY
ABC do Amor
Joias Brutas
A Travessia

 


 

+ Assista aos vídeos do Bigorna no canal do Youtube
+ Siga o Bigorna no Instagram
+ Acompanhe o Bigorna no Facebook

Leia Também

Não tem nenhum comentário

Poste um comentário